Fábio Matias é o novo treinador da Portuguesa

O ano de 2025 da Portuguesa SAF foi um daqueles para se esquecer, já que os principais objetivos e promessas não foram cumpridos e seu torcedor infelizmente não pode desfrutar da felicidade do acesso.

Todavia, agora tudo isto fica no passado, e o ano de 2026 já começou para a nossa verde-encarnada. No início da tarde desta terça-feira (30), a Portuguesa oficializou a contratação de seu novo treinador.

O treinador escolhido para fazer parte do projeto é Fábio Matias, de 46 anos e com passagens por times como Internacional, Figueirense, Flamengo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Botafogo, Coritiba, Juventude e Atlético-GO.

Fábio Matias foi anunciado junto ao seu auxiliar técnico Lucas Batista, de 39 anos e que possui passagens pelas categorias de base de times como Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e até mesmo a Seleção Brasileira.

O técnico Fábio Matias começou sua carreira como treinador em 2011, quando assumiu o comando do Desportivo Brasil Sub-17, equipe na qual treinou por 3 anos e revelou grandes nomes como Gustavo Scarpa, Lucas Evangelista, Léo Duarte, Renato Kayzer e muitos outros.

Depois deste tempo no time de Porto Feliz, o treinador assumiu o comando do Grêmio Sub-17 e ficou lá por duas temporadas, após ser contratado pelo arquirrival Internacional em 2017.

Foi no Celeiro de Ases que o comandante virou a chave na sua carreira, pois no ano de 2020, o Internacional foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em cima de seu ex-time, o Grêmio.

Um ano depois, em 2021, o Inter de Fábio Matias se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, e ainda neste ano, se transferiu para o Sub-20 do Flamengo e não conseguiu bons resultados, porém, teve a chance de gerir o time profissional em duas partidas pelo Campeonato Carioca.

Depois do Flamengo, Fábio foi se aventurar no Red Bull Bragantino e logo em seu primeiro ano foi vice-campeão do Brasileirão de Aspirantes. Em 2023, seus resultados com o time B no Paulistão A3 e na Copa Paulista não foram os melhores, o que ocasionou sua demissão.

Em 2024, foi anunciado como novo técnico interino do Botafogo, e após a demissão de Tiago Nunes, assumiu o time principal por 10 partidas.

Nestes 10 jogos, o treinador obteve 8 vitórias, um empate e uma derrota, sendo uma destas vitórias o título da Taça Rio e a classificação do time carioca para a Copa Libertadores da América, na qual meses depois, o Botafogo se sagraria campeão do torneio

Após a chegada do técnico português Artur Jorge, o treinador se despediu do Botafogo e foi oficializado no Coritiba, mas os resultados foram bem abaixo do esperado. No final do ano, Fábio Matias foi o “herói” do Juventude, salvando o clube gaúcho do rebaixamento para a Série B.

O Juventude comandado por Fábio começou o ano de 2025 bem, ficando bem próximo de eliminar o Grêmio nas semifinais do Campeonato Gaúcho. Nas oito primeiras rodadas do Brasileirão Série A, foi demitido pela diretoria devido ao baixo desempenho da equipe.

Depois de ser demitido do Juventude, foi disputar a Série B pelo Atlético Goianiense, mas novamente não conseguiu obter bons resultados com a equipe e foi mandado embora.

Fábio assinou um contrato com a Portuguesa até o final do Campeonato Paulista de 2027, e seu objetivo será o acesso da Lusa para o Brasileirão Série C, o que infelizmente não veio este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *