
Nesta última segunda-feira (13), o elenco da Portuguesa iniciou a primeira semana completa de treinos com o novo técnico Fábio Matias e seu auxiliar Lucas Batista. Foram realizados treinamentos de intensidade moderada e todos eles ocorreram pelo período da manhã. No fim de semana, o elenco ganhou uma folga e volta aos treinos na próxima segunda (20).
Vale ressaltar, que apenas 17 atletas estão participando dos treinamentos por enquanto. Isto acontece devido ao grande número de jogadores emprestados para outros clubes.
Todavia, a Portuguesa já pensa em acertar novas contratações para a temporada de 2026 ainda nesta próxima semana, para que os novos atletas já possam integrar o elenco rubro-verde quanto antes.
O primeiro nome que deve ser anunciado pela Portuguesa nos próximas dias para o Paulista 2026 é o volante Zé Vitor, de 25 anos e que pertence ao Maringá-PR. O atleta já teve passangens pelo Mirassol, Athletico, Grêmio São Csrlense e Operário-PR.
Zé Vitor foi revelado pelo Belenenses de Portugal em 2021, porém, foi contratado pelo Goianésia no mesmo ano para a disputa do Brasileirão Série D. Em 2022, o volante foi destaque do Campeonato Mato-grossense, marcando 3 gols em 10 partidas pelo CEOV Operário.
No mesmo ano, disputa a “Bezinha” do Campeonato Paulista pelo Grêmio São Carlense, marcando um gol em 18 partidas disputas. No ano de 2023, integrou o elenco do Operário-PR no Campeonato Paranense, marcando um gol em 5 jogos.
Em 2024, Zé foi anunciado pelo Maringá-PR e fez um ótimo Campeonato Paranaense, conquistando o vice-campeonato e chamando a atenção do Athletico-PR, que naquele ano estava na Série A do Brasileiro.
No Athletico, o jogador não teve um bom desempenho e participou de apenas 9 partidas do clube que terminou o ano rebaixado para a Série B. Em 2025, voltou para o Maringá e também fez um bom estadual, o que chamou a atenção do Mirassol, clube da elite do Brasileirão que o contratou por empréstimo.
No clube paulista, Zé Vitor entrou em apenas duas partidas no Brasileirão Série A e logo foi chamado de volta do empréstimo pelo Maringá e participou da reta final da Série C, marcando um gol e dando uma assistência.
O segundo nome que a Lusa está próxima de anunciar é o mais famoso desta lista e chama-se Eric Botteghin, tem 38 anos de idade e atua como zagueiro. Seu último clube foi o Modena FC, da Série B Italiana.
Eric Botteghin é um zagueiro bastante renomado, já que é um dos ídolos do tradicional Feyenoord, um dos grandes clubes do futebol holandês. Todavia, Eric não é relacionado para um jogo desde maio deste ano, quando se despediu de seu clube na Itália.
Também vale ressaltar, que ele também não entra em campo desde janeiro deste ano, quando entrou como titular na derrota do Modena por 2×0 contra o Palermo. No total, o zagueiro fez 4 partidas na temporada 2024/25.
Antes do Modena, Botteghin era titular absoluto do Ascoli, clube também da Segunda Divisão Italiana, onde atuou por 3 temporadas e marcou 9 gols em 98 partidas disputadas.
Mas a ascensão do futebol de Eric foi no futebol holandês, principalmente jogando pelo Feyenoord, onde foi campeão da Eridivise 2016/17 e bicampeão da Copa dos Países Baixos.
Durante as seis temporadas que ficou nos Reds, marcou 16 gols em 188 partidas, o que fez o atleta ser eleito diversas vezes o melhor zagueiro da Eridivise e chegou até a ser cogitado para ser convocado pela seleção brasileira.
Eric também atuou por outros clubes na Holanda, como o FC Groningen e o NAC Breda. No Brasil, fez sua base no Palmeiras e no Internacional-RS, antes de se transferir para a Holanda.





