
Depois de oficializar as contratações do meia Elvis Garcia e do volante Ferreira, a diretoria da Portuguesa foi atrás de mais um atacante para compor o elenco do técnico Alan Dotti para a disputa da Copa Paulista.
O nome da vez é o veterano atacante Cristiano, de 37 anos, que estava atuando no Paraná Clube na Segunda Divisão Paranaense deste ano, onde sua equipe se sagrou campeã do torneio.
Mas a carreira do novo reforço da Lusa vai muito além disso, e começa no Toledo-PR em 2006, clube onde foi revelado com 19 anos, e saiu de lá no ano de 2008, onde rodou o futebol brasileiro passando por times como: Rio Claro, Chapecoense, Metropolitano e Juventude.
Foi no Juventude onde Cristiano iria ser reconhecido internacionalmente pelas suas atuações no ano de 2011, onde realizou 26 partidas e anotou 11 gols pelo clube gaúcho, e logo depois, começou sua longa trajetória pelo exterior.
O atacante se transferiu para o Red Bull Salzburg no ano no começo de 2012, e com somente 5 meses na equipe austríaca, Cristiano foi campeão do Campeonato Austríaco e da Taça Austríaca da temporada 2011/12.
No começo de 2013, o Red Bull Salzburg decidiu emprestar o atacante para o Tochigi, time da Segunda Divisão Japonesa, e foi neste time que Cristiano começaria seu ciclo como jogador do futebol japonês.
Após uma boa temporada no Tochigi, o Salzburg negociou a compra do atleta para o Ventforet Kofu, time da Primeira Divisão Japonesa, onde o jogador também fez uma boa temporada.
Após ser artilheiro da Emperor’s Cup de 2014, Cristiano foi emprestado para o Kashiwa Resol, clube em que se tornaria ídolo e jogaria por mais seis anos e conseguindo o tão sonhado acesso para a Primeira Divisão Japonesa.
No Kashiwa, Cristiano jogou 214 partidas, anotou 94 gols e foi campeão da Segunda Divisão Japonesa no ano de 2019. Depois de sua saída, o atacante passou pelo V-Varen Nagasaki e encerrou seu ciclo como jogador no Japão na equipe do Ventforet Kofu.
Seu retorno para o futebol brasileiro foi no Paraná Clube neste ano de 2024, onde a equipe curitibana contratou Cristiano para a disputa da Segunda Divisão Paranaense, onde o veterano anotou 4 gols em 11 partidas.
Cristiano provavelmente deve estar disponível para estrear contra o União Suzano na próxima terça-feira (13) contra o União Suzano, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, ás 15h00.
Além dele, os atacante Theo Lanza e Bryam ainda tem que serem oficializados pela Portuguesa para poder estrear na próxima terça-feira (13). Vale ressaltar, que o meia Elvis, o volante Ferreira e o meia Franco também já estão regularizados.