
Após quinze partidas onde a categoria Sub-20 da Portuguesa apresentou um ótimo desempenho, o ex-zagueiro e atual técnico da base da rubro-verde conquistou seu primeiro título: A Copa Conectafoot.
A Copa Conectafoot teve sua primeira edição neste ano, e contou com 10 participantes no total, sendo eles: Portuguesa, Guarani, Aster Itaquá, Flamengo-SP, Referência, Nacional, SKA Brasil, Metropolitano e Santo André.
O campeonato consistia em uma primeira fase de pontos corridos, onde todos os time se enfrentavam em nove partidas e os oitos melhores se classificavam. Na primeira fase, a verde-encarnada ficou na 4ª posição, com 16 pontos somados.
Nas quartas de final, enfrentou a equipe do Referência e no jogo de ida, em Embu das Artes, empatou em 3×3. Sobretudo, os Crias da Lusa deram um show no jogo de volta e venceram os adversários por 4×0, se classificando para as semifinais.
O adversário da Portuguesa nas semifinais foi o Aster Itaquá, e foi nesta fase onde os jovens atletas honraram o manto rubro-verde. Na ida, a Lusa venceu a equipe do Aster por 2×1, mas levou o empate na volta pois foi superado por 1×0. Nas penalidades, o goleiro Eduardo Batista foi perfeito e fez a defesa que classificou a Lusa para as finais da competição.
Mas na final a verde-encarnada enfrentaria o Guarani, que por coincidência, foi o clube que enfrentou a Lusa na primeira rodada do torneio. A partida de ida foi logo no Estádio do Canindé porém, em um horário onde poucos torcedores da Lusa conseguiram comparecer, mas mesmo assim, Miguel Henrique salvou a rubro-verde, que venceu por 1×0.
O jogo de volta, que ocorreu neste sábado (8) foi uma das partidas mais importantes da base lusitana nos últimos tempos. A equipe bugrina pressionou a Portuguesa o jogo inteiro, mas não conseguiu o gol que precisava, mas na marca dos 35 minutos do segundo tempo, a bola bateu na mão do Arthur Caldas e então, o juiz marca pênalti a favor do Guarani.
Vinícius Yuji partiu para a cobrança, que foi mal batida mas bem defendida pelo goleiro Du, que em tão pouco tempo fez história na verde-encarnada. Aos 53 minutos, o árbitro apita o final do jogo e a Lusa se sagra campeã da Copa Conectafoot Sub-20 de 2024.
A equipe escalada para a final de hoje foi: Du, Gustavo Sciencia, Miguel Henrique, Kauã Victor, Arthur Caldas, Jonathan, Davi Lopes, Pedrinho, Lipek, Pedro Testa e Deivid Santos.
O Sub-20 da Lusa volta a campo na próxima terça-feira (17), onde enfrentará o Oeste pelas semifinais da Paulista Cup. A partida será realizada no CT Vila Porto, às 15h00 (Horário de Brasília).
A Lusa 24 Horas deixará, no final desta notícia, uma menção honrosa a todos os jogadores que fizeram parte deste título, em que a base da Lusa não vencia desde 2010. Obrigado a Todos!!
Goleiros: Du, Estevão, Paulo Cruz, Rômulo Silva e Alisson Santos.
Laterais: Gustavo Sciencia, Guilhermy, Cicinho, Arthur Caldas, Luiz Alano e Manguinha.
Zagueiros: Miguel Henrique, Kauã Victor, Wellington, Pedro Dutra e Ernest Muñoz.
Volantes: Jonathan, João Victor, Michael Novaes (Bahia), Vicente Cicotosti, Ruan Anselmo e João Vitor.
Meias: Davi Lopes, Pedrinho, Deivid Santos, Renan Santos (Carioca) e Nenê.
Atacantes: Pedro Testa, Lipek, Lúcio Flávio, Gustavo Lima (Rato), Cadu Martins, Rian Lucas (Neguinho) e Deivisson.
Técnico: Fabrício Bento
Auxiliar técnico: Lucas Colturato
Preparador físico: Marcel França
Fisiologista: Rafael Rocha
Massagista: Edisio Nascimento
Fisioterapeuta: Fernando Augusto e Rodrigo
Preparador de goleiros: Gabriel Maglhães
Analistas de desempenhos: Iury César e Diogo Souza
Roupeiro: Paulo Oliveira (Paulo Mito)