
A fase de grupos do Campeonato Paulista 2025 está chegando ao seu fim, e na noite desta quarta-feira (19), os resultados de outras equipes favoreceram à Portuguesa, que cumpriu o principal objetivo no maior estadual do país.
Antes do início do campeonato, o CEO da Lusa Alex Bourgeois afirmou que o objetivo da Portuguesa na competição era não cair para a Série A2 e garantir sua vaga no Brasileirão Série D do ano que vem (isto se a equipe não subir para a Série C ainda este ano)
Com o empate em 2×2 entre Água Santa X Inter de Limeira e a vitória do Santos por 3×0 em cima do Noroeste, a verde-encarnada não tem mais chances de rebaixamento e terá uma vaga para a Série D do ano seguinte caso não conquiste o acesso para a Série C.
Não foram só estes os resultado que favoreceram o time comandado por Cauan de Almeida, pois o empate em 1×1 na partida do Guarani contra o Velo Clube “tirou” dois pontos importantes do clube bugrino, o que pode fazer com que a Lusa termine a rodada na zona de classificação do Grupo B caso vença o São Bernardo.
Com esta permanença da Lusa, o clube fará sua quarta participação seguida na Série A1 do Campeonato Paulista em 2026. A Portuguesa, que passou sete anos na Série A2 do Paulistão, está se acostumando aos poucos a jogar na elite do futebol brasileiro, o lugar de onde ela nunca deveria ter saído.