
Quase todos estes anos, o torcedor da Portuguesa se acostumou a acompanhar sua equipe disputando a Copa Paulista, torneio que tem o intuito de fazer com que a equipe se classifique para a Série D ou para a Copa do Brasil do ano seguinte.
E não é novidade para ningúem que a Lusa não conseguiu se classificar para a Copa do Brasil via Paulistão, pois não conseguiu a classificação para as quartas de final, então, o único jeito da verde-encarnada jogar a Copa do Brasil de 2026 é vencendo a Copa Paulista.
Sobretudo, não está nos planos do dirigente da SAF da Lusa jogar o torneio organizado pela FPF, já que em uma entrevista, Alex Bourgeois aifrmou que tudo que pode prejudicar a rubro-verde no acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro não está nos planos da Lusa.
“A gente acredita em processo, a gente acredita em planejamento, e nosso projeto é a ascensão para a Série C. Nós não faremos absolutamente nada que possa prejudicar o acesso para a Série C.” afirmou Alex em entrevista ao Última Divisão.
O principal obstáculo que impede a Portuguesa de disputar o torneio é o calendário que não condiz com o calendário da Série D. No ano de 2021, a Lusa disputava jogos da Copa Paulista que eram realizados em menos de 24 horas antes da partida da mesma na Série D.
“Se você tem jogo na Copa Paulista em um dia e no dia seguinte tem jogo no Brasileirão, eu não vou disputar a Copa Paulista. Disputarei somente se tiver espaço no calendário e não afetar o time. Meu foco é o Brasileirão e não a Copa do Brasil.” complementou Bourgeois
Falta um pouco mais de um mês para a estreia da Portuguesa na Série D, que está marcada para o dia 12 de abril e será contra o Boavista-RJ, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, no Rio de Janeiro.