
Após o anúncio da contratação do técnico Cauan de Almeida e de seu auxiliar Leonardo Cherede, a Lusa utilizou suas redes sociais para anunciar mais um profissional que integrará o clube em 2025.
O nome da vez é o famoso fisiologista Turíbio Leite de Barros, que foi contratado para exercer a função de diretor de saúde e performance da Portuguesa. Turíbio foi fisiologista do São Paulo por 25 anos, e fez parte da preparação da Seleção do Tetra em 1994.
O fisiologista chegou ao São Paulo em 1985 e foi demitido somente em 2010. Nestes 25 anos, o profissional foi campeão de três mundiais, três Copa Libertadores da América, cinco Brasileirões Série A, oito Paulistões, um Supercampeonato Paulista, um Torneio Rio-São Paulo, duas Recopas Sul-americanas, uma Supercopa Libertadores, uma Copa Conmebol e uma Copa Master Conmebol.
Turíbio é um dos responsáveis pela criação do REFFIS, um núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, instalado no CT da Barra Funda com instalações equipadas para a recuperação de atletas. Desde sua criação, mais de 150 atletas já passaram pelo REFFIS.
O novo diretor da Lusa é graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma. Anos depois, foi coordenador em Medicina do Esporte também pela UNIFESP e professor do departamento de fisiologia na Escola Paulista de Medicina.
Turíbio, Cauan de Almeida e Léo Cherede serão apresentados em uma coletiva de imprensa que contará com a presença de Alex Borgeois, André Berenguer e Antônio Carlos Castanheira. A coletiva será realizada no Museu do Futebol, nesta terça-feira (3).